quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O Chulé!

A bromidrose, que é mais conhecida como chulé é um cheiro ruim provocado pela interação de bactérias com o suor da planta do pé.
Esse problema é provocado pela ação das bactérias naturais da região com o suor causando o odor característico, segundo a dermatologista Juliana Burihan Cahali.
O chulé costuma aparecer mais em pessoas com sudorese excessiva.
Para reduzir o mau cheiro provocado pelo chulé, é necessário fazer com que o suor dos pés diminua ou reduzir as bactérias que estão na região dos pés.
O uso de desodorantes e antitranspirantes ajudam na redução da flora bacteriana e na transpiração, fazendo com que o mau cheiro causado pelo chulé diminua.
Para controlar o cheiro provocado pelo chulé pode-se também utilizar a toxina butolínica na planta dos pés, embora seja mais utilizada para controlar o suor excessivo das axilas e mãos, segundo a dermatologista Juliana.
Não há um tratamento que acabe totalmente o chulé. O fato de controlá-lo não significa que jamais mais se terá chulé novamente.
O que se pode fazer é manter cuidados básicos de higiene com os pés, lavando-os bem. Para garantir bons resultados utilize um sabonete anti-séptico e uma escova macia para limpar bem, não se esquecendo de limpar entre os dedos e as unhas.
Tenha atenção com seus calçados, além de não utilizar o mesmo todos os dias, ele deve ser limpo no mínimo cada 15 dias.
A alimentação a base de ácidos e o estresse diário podem piorar o chulé. Como outras atitudes também, são elas: calçados sintéticos e de plástico, má higiene dos pés, meias sintéticas e suor excessivo.
Por isso, além da higienização dos pés é fundamental ficar atentos às outras orientações para que se possa obter resultados bons e duradouros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário